coleta de malotes

08/10/2020

Gestão
Por que contar com um serviço de coleta de malote?

A organização das operações de entregas de uma empresa não é uma tarefa simples Se trata de uma peça fundamental para garantir o desempenho dos negócios. Diante desse desafio, a coleta de malote torna-se importante aliada de organizações de todos os portes e segmentos, que realizam coleta e entrega entre pontos fixos.

A gestão da movimentação física é um dos pilares que possibilitam a comunicação e a integração entre diferentes filiais, sedes, profissionais e clientes de uma companhia. Embora a movimentação de documentos tenha se reduzido nos últimos anos, os malotes têm sido importantes para o transporte de outros pequenos volumes, como materiais de escritório, mercadorias, materiais de marketing, entre outros.

A utilização da coleta de malote para esses fins é uma estratégia que traz uma série de benefícios. Por essa razão, existem no mercado, atualmente, empresas especializadas em movimentar pequenos itens e documentos, como a IS Entrega.

Esse modelo de entrega costuma oferecer rapidez, pontualidade e economia. Neste artigo vamos explicar melhor o seu funcionamento e as suas vantagens. Acompanhe!

O que é a coleta de malote?

O termo “malote” é relativamente antigo e surgiu como praticamente o único recurso com o qual as organizações podiam contar para o envio de documentos de um local para o outro.

Com o tempo, o malote evoluiu para um serviço utilizado para coleta, transporte e entrega de correspondências agrupadas. No entanto, ao longo dos anos, ao mesmo tempo que a digitalização reduziu a quantidade de documentos físicos existentes, o seu conceito foi expandido.

Logo, a coleta de malote, hoje em dia, não se restringe a papéis e envelopes, mas também engloba pequenos volumes. Isso foi possível graças ao surgimento de empresas especializadas, que adaptaram o serviço às necessidades corporativas atuais.

Além disso, cabe mencionar ainda que, por atender a uma demanda contínua das companhias, outra característica do modelo é a recorrência. O fato de não se tratar apenas de uma única viagem, mas de um serviço que inclui coletas e entregas regulares, conforme a necessidade, é um dos aspectos que definem o malote.

Como funciona esse serviço?

A empresa que presta esse tipo de serviço é responsável por operacionalizar os transportes e possibilitar que pequenos volumes saiam do local de origem e cheguem ao destino. Tudo isso de acordo com os prazos e as condições acordados no cronograma definido com o cliente.

Na prática, como já vimos, o malote pode ser utilizado para movimentar, além de documentos, também outros itens. Estes podem ser produtos, materiais promocionais, flyers, artigos de escritório, insumos e outros. E esse deslocamento pode ser feito tanto entre filiais, diferentes sedes e profissionais, quanto entre empresas e clientes com unidades fixas.

Quer um exemplo para ilustrar um uso da coleta de malote que vai bem além do envio de documentos? Uma loja de varejo pode contratar o serviço, uma vez que precisa estabelecer um fluxo de movimentação física para sanar a necessidade de trocar regularmente, com outra filial da rede, peças de roupa para manter um estoque que contemple toda a coleção e a grade de tamanhos.

Quais são os principais benefícios da coleta de malotes para a empresa?

Bom, mas de que forma a contratação da coleta de malotes é vantajosa para a sua organização? Existem vários motivos, mas podemos começar pelo fato de que o serviço prestado por uma boa empresa especializada consegue atender especificidades de diferentes perfis de negócios, utilizando a tecnologia e a ampla rede de atendimento para oferecer um serviço ágil.

Conheça as principais vantagens do serviço de malote:

Controle efetivo da movimentação da empresa

Bons serviços de coleta e entrega de malote possibilitam que o cliente acompanhe todo o deslocamento da remessa de forma simplificada. O monitoramento é possível por meio de plataformas online que contam com rastreamento em tempo real. Assim, informações como horário da coleta, nome do funcionário que a efetuou, posição atual do volume e previsão de entrega podem ser acessadas de qualquer lugar.

Além disso, em relação à logística interna, ao optar pela utilização do serviço feito por um terceiro, a empresa passa a ter controle total sobre o que ocorre nas suas operações de transporte. Ela poderá, portanto, além de acompanhar tudo, roteirizar as entregas e estabelecer cronogramas de acordo com a sua necessidade.

Economia de tempo e de custos

A partir de modelos de transporte mais qualificados, a organização que contrata o serviço de malote acaba economizando um tempo valioso nas suas remessas. Gerir essas atividades por conta própria tende, primeiro, a não ser tão eficaz, pois está mais sujeita a erros e, segundo, toma tempo e recursos de outras atividades mais estratégicas para o negócio.

Apoiar-se em uma parceria qualificada não só torna a movimentação física da sua empresa mais eficiente, mas também mais econômica. Estratégias de otimização, como a utilização da entrega fracionada, reduzem os custos do serviço e geram sustentabilidade.

Alinhamento com a economia compartilhada

Nesse sentido, se a coleta de malotes contratada for baseada em rotas compartilhadas, a sua empresa utilizará uma solução que, além de benéfica para os negócios, também impacta positivamente a sociedade.

A chamada economia do compartilhamento é um sistema econômico baseado na partilha de recursos humanos, físicos ou intelectuais. O grande movimento global estimula a criação de redes entre pessoas ou empresas e promove o consumo colaborativo.

Possibilidade de focar no seu core business

Por fim, podemos mencionar, ainda, que a terceirização do transporte de documentos e de pequenos volumes permite que a empresa deixe de dedicar tempo e pessoal a essa atividade meio.

Além de reduzir custos, optar por um parceiro especializado, com know how para prestar o serviço, possibilita que a companhia foque mais no seu core business — ou seja, naquilo que ela realmente sabe fazer bem e que lhe traz lucro.

Como escolher um fornecedor para coleta de malote?

Para ter acesso a esses benefícios, porém, é preciso contar com um parceiro que tenha condições de oferecer um serviço diferenciado de coleta de malotes. Itens como tempo de mercado, capilaridade e cobertura, capacidade de cumprir prazos, segurança e qualidade do atendimento precisam ser avaliados.

A IS Entrega tem 15 anos de experiência no mercado, mais de 700 clientes e um índice de 90% de renovação de contratos. A empresa trabalha com entrega de malotes e pequenos volumes de até 25 kg em todo o território nacional, com frota rastreada e centros de distribuição próprios.

O seu serviço de coleta de malote é completamente baseado na utilização da tecnologia, que está por trás de todos os processos logísticos. A solução conta, por exemplo, com protocolos digitais para o acompanhamento das encomendas, além de suporte completo no pós-venda e um gerente de conta dedicado a cada cliente.

Analisando as necessidades de cada negócio, a IS Entrega busca estruturar a melhor forma para atendê-lo e, assim, permitir que a coleta de malotes traga o máximo de benefícios possíveis para os clientes que contratam o serviço.

Quer conhecer melhor o trabalho da IS Entrega? Fale conosco!

Postagens relacionadas

09/11/2020

Não há dúvidas sobre o fato de que a burocracia nas empresas representa um entrave ao crescimento. Por ou...

07/27/2020

Diante da necessidade atual de envio de documentos e mercadorias e do crescimento do e-commerce, é provável que você já t...

07/06/2020

O papel de facilities já vinha sendo cada vez mais valorizado dentro das organizações. Afinal, a gestão das instalações, e...